Existem circunstâncias de trabalho que podem criar stress e esgotamento

0
289

Iurato, Head of HR da SAP EMEA South: «Cuidar das pessoas também significa cuidar da saúde mental» Hoje não é suficiente concentrar-se no bem-estar corporal e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Existem circunstâncias de trabalho que podem criar stress e esgotamento, que devem ser monitorizadas e geridas. É isso que a SAP está fazendo com pesquisas qualitativas, programas de auxílio ao trabalhador e o Dia da Saúde Mental – BLOG, dia em que a empresa “fecha” para fazer as pessoas entenderem que o equilíbrio psicofísico é importante.

A entrevista com Pietro Iurato, Head de RH

Cuidar dos trabalhadores e salvaguardar o seu bem-estar: este é provavelmente um dos desafios sobre os quais a Gestão de RH deve trabalhar com convicção neste momento. As razões são aparentes (e anunciam que esta não é apenas uma tendência passageira): devido à pandemia, os meios de trabalho mudaram o que, por um lado, deu método a uma administração mais “ágil” do tempo , com uma revisão da estabilidade entre vida profissional e pessoal, mas expôs os indivíduos a “novos riscos”, esgotamento e estresse tecnológico, por exemplo, só para citar um par.

Quando falamos sobre estas questões, pode haver, no entanto, um factor necessário a ter em consideração e Pietro Iurato, Chefe de Recursos Humanos EMEA Sul da SAP fê-lo depois de o ter entrevistado no evento do dia mundial que a SAP organiza sobre saúde mental: «O conceito de bem-estar não é novo para as empresas e para a função de RH, sempre houve atenção a este aspecto.

  • Porém, antes de o bem-estar ser pensado mais como um bem-estar físico, ligado ao mundo da saúde, passamos então para o conceito mais amplo de bem-estar, que também pode ser atribuído novamente àquilo que significa „mens sana in corpore sano”, daí o nascimento das academias empresariais, o potencial de contar com o apoio de personal trainers, até a alimentação adequada: no SAP, por exemplo, organizamos reuniões periódicas com os nutricionistas da empresa.
  • Mas foi com a pandemia que a verdadeira mudança ocorreu: o conceito de bem-estar “estendeu-se” do físico aos pensamentos. Percebemos que naqueles que trabalham muito remotamente e isolados, o nível de stress psicológico aumenta».
  • Portanto, já não se trata apenas de garantir às pessoas uma estabilidade trabalho-vida, elas devem ser acompanhadas na definição adequada das áreas, horários e estratégias de trabalho, lembrando-se de prestar a melhor atenção à saúde e ao bem-estar corporal e psicológico.

Índice de tópicos

Precisamos de consideração constante pelo bem-estar, especialmente quando se trata de bem-estar mental. Aplicativos SAP direcionados à pessoa. Queremos consideração fixa pelo bem-estar, especialmente em relação à saúde mental. E a SAP captou de imediato os primeiros sinais: «Durante o período de confinamento lançámos inquéritos imediatos que permitiram acompanhar em tempo real a situação dos colaboradores e receber as suas sugestões. Na verdade, compreendemos que os inquéritos convencionais, realizados talvez meses depois, não davam a possibilidade de compreender totalmente as emoções dos indivíduos ou de compreender os meios para agir de forma preventiva para satisfazer e lidar com quaisquer situações de stress ou descontentamento.

Este tipo de conhecimento só pode ser obtido através de inquéritos qualitativos realizados quando um determinado fenómeno está a acontecer: posteriormente decidimos recorrer a um dispositivo proprietário – Qualtrics – que nesse cenário nos confirmou que o nível de stress estava a aumentar”.

E foi então que foram pensadas diversas ações a implementar para reduzir a extensão do stress: «Além das aulas de mindfulness destinadas a todos os colaboradores, criámos uma plataforma, o Programa de Apoio ao Colaborador, que permite formular e ter soluções para qualquer tipo de dúvida, além de solicitar, se necessário, assessoria para auxiliar colegas em problema”.

Mas cuidar de si mesmo e identificar antecipadamente quando você está prestes a atingir níveis insustentáveis de estresse e esgotamento está longe de ser simples. Esta prova levou a SAP a estabelecer globalmente o SAP Mental Health Day, um dia em que a empresa “fecha” e todos são livres para passar o tempo como acharem adequado com uma mensagem principal: “Cuide-se”.

Programas SAP direcionados à pessoa

“Os funcionários são inspirados a aproveitar este dia para se perguntarem: “Como estou agora?” “O que me preocupa? ”. O objetivo é fazer com que as pessoas entendam que a estabilidade psicofísica é fundamental – disse Iurato -. E o fato de todos os 110.000 funcionários da SAP passarem o mesmo dia sem trabalhar no mesmo horário torna mais fácil “desconectar” juntos.

Existem circunstâncias de trabalho que podem criar stress e esgotamento

É uma oportunidade para recarregar energias, replicar e reservar um tempo para cuidar de si mesmo. Mas o valor da iniciativa é ainda mais amplo: é um pacto forte com as pessoas, que deixa claro quais são os valores da empresa e o quanto os colaboradores e o seu bem-estar são importantes para a empresa. Considerando que a nossa missão é “ajudar o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas”, não seríamos consistentes se não partissemos primeiro dos nossos povos, após o que também poderia ser um objectivo inatingível se não tentássemos garantir uma vida melhor aos trabalhadores”.

Iurato me disse que a firme consideração pela pessoa se expressa de diversas maneiras.

  • «O que fazemos há já alguns anos pode ser empenhado na gestão: na verdade, compreendemos que é duplamente bem-sucedido ter líderes capazes de inspirar e ajudar no progresso qualificado. É hora de abandonar o conceito de liderança de cima para baixo, baseada em instruções.
  • É por isso que introduzimos duas ferramentas, a “Leadership Trust” e a “People Engagement”, que nos fazem compreender constantemente como os líderes são vistos e quão eficaz é o trabalho que realizam com os seus colaboradores.
  • Também temos programas – chamados “Líderes Inspiradores” – que envolvem pessoas antes de se tornarem gerentes com uma avaliação de experiência gerencial e que, em seguida, incluem etapas que os calibram para o estágio específico de carreira em que se encontram: em seguida, começamos com o objetivo adicional em relação ao indivíduo, até aqueles que ajudam a entender dicas sobre como inspirar valores e construir um ambiente que seja o mais inclusivo e aberto ao diálogo possível.

ZOSTAW ODPOWIEDŹ

Please enter your comment!
Please enter your name here