A nossa saúde é algo que devemos cuidar da melhor forma possível e até mesmo quando temos hábitos saudáveis estamos suscetíveis a problemas de saúde que nem sempre é de conhecimento geral da população devido a seus peculiares nomes.
Muitos problemas de saúde que existem se mencionarmos o nome a maioria das pessoas não terão ideia do que realmente se trata, um desses problemas é a aterosclerose que assusta até mesmo pelo nome e a maioria das pessoas não sabem do que se trata esse problema de saúde e nem tem conhecimento dos seus sintomas.
A aterosclerose é o acumulo de placas de gordura, colesterol e substancias na parede das artérias, esse problema de saúde dificulta o fluxo de sangue e pode desenvolver graves complicações de saúde como diversas doenças dependendo local onde a doença se manifeste por primeiro.
Conteúdo
Aterosclerose e arteriosclerose
As pessoas têm dificuldade de conseguir separar aterosclerose e arteriosclerose e a maioria as definem como sendo a mesma coisa. Mas na verdade esses problemas ocorrem em um determinado local e por isso muitas vezes são utilizados como sinônimo uma da outra, porém a arteriosclerose de fato é um tipo de aterosclerose.
Como já mencionamos a aterosclerose é uma condição causada pelo acumulo de gordura nas artérias, o que pode levar a sérios problemas de saúde e a arteriosclerose ocorre quando vasos sanguíneos responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes do coração ao resto do corpo, e isso torna as artérias rígidas e espessas o que dificulta o fluxo de sangue para tecidos e órgãos.
Sintomas da aterosclerose
Como sabemos muitas pessoas nem sabem ao certo do que se trata a doença muito menos tem conhecimento referente aos seus sintomas e por ser um problema que atinge muitas pessoas e podendo se desenvolver em diferentes lugares do nosso corpo é importante conhecer seus sintomas para conseguir identificar e procurar ajuda de um profissional especializado.
A doença pode se manifestar em diferentes locais do nosso corpo e isso pode dificultar o funcionamento nas artérias e o fluxo sanguíneo, quando a condição se manifesta ela traz consigo alguns sintomas comuns que devemos conhecer para ajudar a identificar essa manifestação, alguns dos sintomas de aterosclerose são:
- Dor no peito ou pressão;
- Dormência súbita nos membros e dificuldade de falar;
- Dores nas pernas durante caminhada;
- Dificuldade para manter relação sexual e até mesmo disfunção erétil;
- Acidente vascular cerebral;
Tipos de aterosclerose
A doença das artérias acontece através do acumulo de gordura e esse acumulo ocorre nas artérias podendo levar o problema para diferentes locais do corpo, o que pode desenvolver diversas doenças, podendo encontrar diversos tipos e os mais comuns são:
- Doença da artéria coronária: quando as artérias do coração endurecem e acaba dificultando o fluxo de sangue ao coração;
- Doença da artéria periférica: as artérias endurecem e dificulta a circulação para os membros inferiores e superiores;
- Doença renal: os rins funcionam como filtro para o corpo e o mal funcionamento das artérias pode desenvolver insuficiência;
Aterosclerose e Diabetes
As pessoas acabam criando dúvidas se realmente existe uma ligação entre a diabetes e a aterosclerose, o que ocorre é que a diabetes e a aterosclerose interligadas podem ter um efeito fatal, pois pessoas com diabetes tem estão propicias a inflamações e se desenvolvem a doença das artérias pode surgir um maior nível de complicações a saúde. Além disso, diversos estudos comprovam que pacientes com diabetes mellitus têm o desenvolvimento acelerado da doença vascular aterosclerótica.
A aterosclerose está em praticamente 80% de todas as causas de morte entre os pacientes diabéticos. A exposição prolongada à hiperglicemia é um reconhecido um fator de risco a doença arterial em diabéticos. A hiperglicemia induz a um grande número de alterações a nível celular do tecido vascular que, potencialmente, acelera o processo da doença aterosclerótica.
Hoje em dia que milhares de pessoas sofrem de diabetes e para evitar isso é necessário seguir um tratamento e ter uma boa alimentação, essas são formas eficazes para não desenvolver doenças que podem servir de complicações para a saúde alguém com diabetes.
É importante ressaltar que a aterosclerose e uma doença silenciosa e que pode desenvolver sintomas comuns e para quem tem diabetes os riscos de complicações pode ser muito maiores e é por isso que é importante prevenir lesões nas artérias para que o fluxo sanguíneo ocorra normalmente de maneira saudável.
Causas e Tratamentos
As pessoas buscam informações sobre os problemas de saúde ou até doenças e nem sempre é fácil encontrar a causa ou o tratamento, porem sabemos que essas doenças podem ter diversas causas e podem ocorrer em diferentes áreas do nosso corpo.
As doenças ou problemas que estão relacionados a saúde também podem ter diferentes tratamentos que é levado em conta devido o histórico de cada paciente, algumas das causas da aterosclerose são:
- Colesterol alto: nível alto de gordura no sangue que entope as artérias, o que forma uma placa dura que restringe e impede o fluxo sanguíneo;
- Gorduras: ocorre pelo consumo de alimentos gordurosos o que ajuda para o acumulo de gordura nas artérias dificultando o fluxo de sangue;
- Envelhecimento: ele enfraquece as artérias e por ter menos elasticidade torna-as mais suscetíveis ao acumulo de placa de gordura;
Os tratamentos da aterosclerose podem ser variados e são definidos após uma série de exames feitos para confirmar o tipo da doença e o nível que o paciente se encontra no momento, sendo necessário fazer o tratamento via medicamentos e em casos mais graves cirurgia.
Recomendados Para Você: