Se você foi diagnosticado recentemente com um problema de saúde ou sabe que há certos problemas de saúde em sua família, você pode tomar medidas para lidar com a doença ou a probabilidade de seus sintomas. Continue lendo para aprender sobre mudanças na dieta e no estilo de vida que lhe permitirão ter mais controle sobre sua saúde e bem-estar.

1. O que é doença cardíaca ?

Seu médico pode recomendar monitorar seus níveis de colesterol para reduzir o risco de doença cardíaca coronária, derrame ou demência vascular. O colesterol é uma substância gordurosa transportada pelo sangue, A maior parte da qual é produzida naturalmente pelo fígado. Na verdade, o colesterol é essencial para a saúde, mas seu excesso pode ser prejudicial.

Como a gordura, o colesterol é transportado para a corrente sanguínea por complexos de proteínas chamados lipoproteínas. Você provavelmente está familiarizado com eles, porque eles são muitas vezes erroneamente chamados de colesterol „ruim” (lipoproteína de baixa densidade ou LDL) e colesterol „bom” (lipoproteína de alta densidade ou HDL). Mas as lipoproteínas não são colesterol por si só, e LDL e HDL vêm em várias formas – as menores e mais densas parecem representar o maior risco. Sua combinação única de LDL, HDL e seus subtipos depende da combinação de genes, bem como do seu estilo de vida.

O que é doença cardíaca

  • Os lipídios no sangue, incluindo os níveis de colesterol, podem ser medidos com um simples exame de sangue.
  • Escolher gorduras mais saudáveis pode ajudar a proteger seu coração. Reduza a ingestão de gorduras saturadas (manteiga, carnes gordas, biscoitos, bolos e natas) e substitua-as por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas (peixes gordurosos, azeite, abacate, nozes e sementes).
  • Limite carboidratos refinados e açúcares e substitua-os por alimentos integrais e carboidratos de baixo índice glicêmico.
  • Comer uma grande variedade de frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca coronária. Frutas e vegetais contêm vitaminas e fitoquímicos que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol, o que reduz o risco de depósitos de colesterol nas artérias. Eles também contêm carboidratos que fornecem energia ao corpo na forma de gorduras com baixo teor de gordura, o que é útil para o controle de peso.
  • Feijão, leguminosas e aveia são ricos em fibras, o que leva o corpo a excretar o colesterol antes de ser reabsorvido na corrente sanguínea. Uma dieta rica em fibras também ajuda a manter a sensação de saciedade, por isso é menos provável que você coma alimentos gordurosos.

2. o que é pressão alta ?

Pessoas com pressão alta têm um risco aumentado de ataque cardíaco ou derrame. A pressão arterial elevada significa que o coração tem que trabalhar mais para bombear sangue através do corpo. Valor 140/90 mmHg. art. (140 sistólica e 90 diastólica)é considerado hipertensão. Idealmente, a pressão arterial deve ser inferior a 120/80 mmHg.-se você está preocupado com isso, fale com seu médico de família ou médico de cuidados primários .

  • Frutas e vegetais contêm potássio, que pode ajudar a baixar a pressão arterial, contrariando os efeitos de muito sal (sódio). Se você tem pressão alta, Tente comer de sete a nove porções de frutas e vegetais diferentes todos os dias, com foco especial nos vegetais.
  • Fontes alimentares de magnésio, cálcio e ácido fólico, como vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, pak choi e brócolis), grãos integrais, nozes e sementes, são essenciais para manter a pressão arterial.
  • Existe uma ligação entre o excesso de sal na dieta e a pressão arterial elevada. O corpo só precisa de uma quantidade muito pequena de sódio para funcionar corretamente, e consumimos muito mais do que o necessário. Reduza a ingestão de sal para 6 gramas ou menos por dia, o equivalente a uma colher de chá por dia.

A Dieta DASH (uma abordagem dietética para parar a hipertensão) inclui produtos lácteos com baixo teor de gordura e grãos integrais, evitando o consumo excessivo de carne e alimentos açucarados. É um tratamento eficaz para a pressão arterial elevada. Confira nossas receitas de Dieta DASH, incluindo mingau saudável e frango com grão de bico picado Harissa.