Adeus DiabetesO termo insulina é muito conhecido pelas pessoas, estando associado à diabetes. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e é importante por permitir que a glicose entre nas células e seja transformada em energia para o corpo.

Os portadores de diabetes fazem uso da insulina por não a produzirem de modo suficiente ou pelo corpo não a usar da forma correta; também é possível que o seu uso seja necessário em ambos os casos. Há variados tipos de insulina à disposição e é interessante conhecer as especificidades de cada uma delas. As diferenças estão associadas ao tempo de ação do medicamento.

Tipos de Insulina

Os tipos de insulina são definidos pelo seu tempo de ação. A insulina cuja ação é rápida pode também ser conhecida como regular ou curta. Alguns exemplos desses tipos são Novaropid, Humulum R e Humolog. Seu tempo de duração é de três a seis horas, com pico de duas a três horas.

insulina lantus

Ação Rápida

O uso da insulina de ação rápida está associado às refeições: ela deve ser aplicada antes de comer ou, em alguns casos, logo após. Sua função é manter estável o nível de glicose no sangue depois de se ingerir alimentos com carboidratos e sua ação é a mesma da que é produzida pelo corpo.

Ação Intermediária – NHP

Outro tipo é a de ação intermediária, mais lenta por contada protamina presente na composição, que faz com que a insulina seja liberada no corpo com atraso. Este tipo de ação intermediária também é conhecido como NPH e alguns exemplos são Monotard e Insulatard. Sua ação dura entre dezoito e vinte e quatro horas; porém, seu pico de ação ocorre entre quatro e dezoito horas, dependendo da marca.

Ação Lenta ou Prolongada – Lantus

O terceiro tipo disponível é a de ação lenta cuja função é manter os níveis de glicose estáveis ao longo do dia. Este tipo também é conhecido como prolongada e alguns dos exemplos são Tresiba, Levemir e Lantus. O tempo de duração deste tipo é de vinte e três a vinte e quatro horas, sendo que o pico de ação ocorre entre seis a oito horas. Mais uma vez, há variantes de acordo com a marca do medicamento.

A insulina glargina (Lantus) é análoga à NHP (humana) de ação prolongada. Em sua estrutura foram adicionados alguns aminoácidos. Desta forma, a glargina apresenta uma duração de ação de, pelo menos, 24 horas, mais longa que a natural, permitindo ser administrada uma vez ao dia.

Pré-misturada

Há ainda outro tipo: a pré-misturada. Ela é um composto que mistura as insulinas de ação rápida e de ação intermediária. Esse tipo é usado principalmente por pessoas idosas ou com limitações na aplicação de outros tipos. Exemplos do tipo pré-misturada: Humulin 70/30, Novolin 70/30, Novolog 70/30, Humulin 50/50 e Humalog mix 70/05.

O tempo de duração varia: a primeira dura entre quatorze e vinte e quatro horas, a segunda e a terceira até vinte e quatro horas, a quarta entre dezoito e vinte e quatro horas e a quinta entre dezesseis e vinte e quatro horas. Os números após o nome indicam a quantidade das misturas, valendo lembrar que não se deve praticar a automedicação e que o uso deve ser orientado por um médico.

Veja Como Pessoas Comuns Estão Revertendo o Diabetes! Clique e Comprove:

Recomendados Para Você: