Chá Para Diabetes Mais Receitado

O nome é bem conhecido, porém muita gente ainda não sabe o que é diabetes? A diabetes é uma doença cuja característica é o aumento de glicose (açúcar) no sangue. A diabetes, na maioria dos casos, está dividida em dois tipos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

A diabetes ocorre por causa de defeitos na secreção ou na ação da insulina – hormônio produzido no pâncreas cuja função é promover a entrada da glicose nas células de nosso organismo. Sem insulina ou sua ação com defeito gera o aumento de açúcar no sangue, chamado de hiperglicemia.

Porém, uma das principais causa da diabetes tipo 2, o tipo mais comum, é a má alimentação e o estilo de vida sedentário. Os alimentos e os níveis de açúcar no sangue estão diretamente relacionados, de maneira que uma alimentação ruim pode ser a vilã e uma alimentação saudável a heroína quando se trata de diabetes.

27 mil pessoas

Alimentação para diabéticos:

Diante disso, quem tem diabetes sabe que precisa observar cuidadosamente da alimentação. E um dos aspectos importantes desses cuidados é a ingestão de açúcar. Não apenas de alimentos doces, mas também de alimentos que no organismo se transformam em açúcar, como os carboidratos.

Como a inclusão de alguns itens além do açúcar, como a farinha de trigo, a lista de alimentos que devem ser consumidos em baixa quantidade aumenta significativamente. Isso obriga quem tem diabetes a cuidar de todas as refeições do dia, mas como o tratamento adequado é possível manter sua diabetes controlada.

Chá para diabetes:

chas-para-diabetesAlguns chás podem ajudar quem tem diabetes, pois colaboram para a redução da glicose no sangue. Confira alguns dos chás para diabetes mais receitados.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Food Science, os polissacarídeos presentes no chá preto têm propriedades inibidoras da glicose. Além disso, apresentaram um grande efeito na eliminação de radicais livres, que estão envolvidos no aparecimento de doenças tais como câncer e artrite.

Chá Verde:

Um outro chá para diabetes muito receitado é o chá verde. É um chá feito a partir da planta Camellia sinensis, e o seu chá para diabetes é bom devido as suas propriedades antioxidantes. Para se preparar o chá verde a água não deve ser fervida, pois o chá fica com gosto amargo. Além disso, as folhas devem ficar em infusão por no máximo três minutos.

Chá de Camomila:

A camomila, um importante anti-inflamatório, também pode ajudar a prevenir algumas complicações da diabetes tipo 2. Para preparar o chá de camomila, ferva a água e depois, com o fogo desligado, acrescentar as folhas de camomila. Abafe com um prato e deixe por cerca de 10 minutos. Depois é só coar a beber, é um excelente chá para diabetes.

Chá de pata de vaca:

Outro excelente chá para diabético é o chá de pata de vaca. Dentre muitas de suas propriedades (diurética, depurativa, analgésica, laxante, vermífuga), o chá de folhas de pata de vaga também é hipoglicêmico, ou seja, auxilia na redução do açúcar. Para o preparo as folhas de pata de vaca devem ser fervidas junto com a água e depois coadas.

Acompanhamento Médico:

Conhecer e cuidar do diabetes são fatores preponderantes para enfrentar a doença. O diabetes não tem cura, mas quem cuida da alimentação consegue ter uma vida saudável. Para o tratamento e acompanhamento da doença é muito importante realizar consultas regulares com o seu médico e manter o controle da doença.

Aliás, a utilização de qualquer tratamento alternativo deve ser orientado por um profissional de medicina especializado no tema. Pois muitas pessoas ainda dependem de medicamentos para controlar a doença, como a aplicação de insulina.

Os médicos também estão aptos a indicar exercícios físicos e dar orientações de como proceder em caso de hiperglicemia ou hipoglicemia. Os diabéticos também podem controlar o açúcar do sangue por meio de aparelhos para serem usados em casa. Esses aparelhos podem indicar como está a glicemia no sangue.

***** Veja Também: Ervas Medicinais Para Diabetes

Recomendados Para Você:

Chá Para Diabetes Mais Receitado
4.63 (92.69%) 290 votes