Uma das principais causas da diabetes, atualmente, que tem levado a doença a aparecer também em jovens é o aumento do consumo de gorduras e carboidratos ou comida de qualidade ruim (má alimentação) e consequentemente a obesidade. Outro fator que colabora para o desenvolvimento da enfermidade é a falta de atividades físicas.

causas-diabetes

O diabetes mellitus, em síntese, é uma doença que causa o aumento de glicose no sangue. São dois os principais tipos da doença: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. É possível levar uma vida normal ainda que você seja diabético, desde que siga um Tratamento Para Diabetes Eficaz.

Causas da Diabetes Tipo 1

No Diabetes Tipo 1, o processo de defesa do organismo, o sistema imunológico, destrói as células beta pancreáticas. Esse processo leva a deficiência de insulina é essa deficiência que causa esse tipo de diabetes. Esse processo, que causa da diabetes tipo 1 pode estar relacionado indiretamente com a genética (hereditariedade) em conjunto com infecção por vírus. O Diabetes Tipo 1 é mais comum em crianças e adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade.

O que causa diabetes tipo 1, geralmente, é um fator genético ou hereditário associado com outros fatores ambientais como viroses, por exemplo. O diabetes tipo 1 também está relacionado com certa freqüência a outras doenças, tais como:

  • Anemia Perniciosa;
  • Doença de Addison;
  • Doença Celíaca;
  • Doença de Graves;
  • Tireoidite de Hashimoto; e
  • Vitiligo.

Sintomas da Diabetes Tipo 1

Entre os sintomas do Diabetes Tipo 1 está a sede, a produção de urina e fome excessivas, emagrecimento, cansaço e fraqueza. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o tratamento deve ser realizado rapidamente, pois, caso isso não aconteça, os sintomas podem progredir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma diabético.

Causas da Diabetes Tipo 2

É neste tipo de diabetes que estão incluídas a maioria dos casos da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Neste caso, o pâncreas produz a insulina, mas a ação é deficiente, o que resulta num quadro de resistência a insulina. Com isso, o corpo vai aumentar a produção de insulina para manter a glicose na normalidade no corpo.

Como Ocorre a Diabetes Tipo 2

O diabetes acontece quando o corpo não consegue mais deixar esses níveis normais, ou seja, o que causa o Diabetes Tipo 2 é a incapacidade do corpo de utilizar a insulina de maneira correta. Alguns fatores relacionados ao estilo de vida também podem influenciar e aumentar as chances de desenvolvimento do diabetes como ter pressão alta, colesterol alto e estar acima do peso são algumas das causas da diabetes tipos 2 mais comuns.

Sintomas da Diabetes Tipo 2

Entre os sintomas está sede, dores nas pernas, aumento na quantidade de urina, alterações visuais, entre outros. Os sintomas podem demorar em aparecer. Entre as causas da Diabetes Tipo 2, também, estão a genética (hereditariedade), o sedentarismo, o aumento de peso e a obesidade, que ocorrem principalmente com adultos acima dos 50 anos.

Causas da Diabetes Emocional:

Além desses fatores, o estresse pode causar diabetes indiretamente por alguns motivos. O primeiro deles tem relação hormonal: o estresse emocional alto eleva consideravelmente o nível do hormônio cortisol, o que causa dentre outros problemas o ganho de peso e consequentemente amplia o risco de diabetes.

O segunda motivo é através do comportamento do indivíduo. Há uma forte associação entre o estresse elevado e hábitos ruins para a saúde, como falta de atividade física, má alimentação (excesso de comida ou de qualidade ruim), tabagismo e consumo exagerado de bebida alcoólica.

Nesse cenário, pesquisas apontam uma relação em comum entre estresse e diabetes: pessoas com estresse crônico costumam desenvolver hábitos danosos que em conjunto elevam o risco de desencadear o diabetes.

Causas da Diabetes Gestacional

Um terceiro tipo de diabetes, menos comum, é o Diabetes Gestacional. Essa doença ocorre durante a gestação e pode ser uma doença transitória, ou seja, que só ocorre durante a gestação. Quando isso ocorre, a paciente deve ser acompanhada de perto durante e após a gestação, pois a doença pode persistir.

Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o diabetes gestacional pode ser detectado no terceiro trimestre da gravidez. O que causa diabetes gestacional na maioria das casos é o ganho de peso em excesso da mãe. Além disso, as mães que estão acima do peso, têm um bebê grande (acima de 4 quilos), têm histórico de diabetes gestacional e tenham a síndrome do ovário policístico, podem ter mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2 com o passar dos anos.

Como Fazer o Diagnóstico

Ao procurar um médico com algum dos sintomas do diabetes, o paciente deve solicitar um teste de laboratório para checar se tem ou não a doença. O paciente é diagnosticado com diabetes quando apresenta glicemia acima de 126 mg por decilitro de sangue, em um jejum de oito horas. Os pacientes que apresentam glicemia entre 110 e 126 num jejum de oito horas devem ser acompanhados de perto, pois têm possibilidade de desenvolver a doença.

O diagnóstico precoce bem como o tratamento adequado previne complicações e dá mais qualidade de vida para o paciente com diabetes. O diabetes pode causar complicações crônicas como doenças cardíacas e enfarte, lesões renais, neurológicas e oculares (cegueira), problemas nos pés (amputações) entre outras.

Como Evitar as Complicações da Doença?

Por isso, o controle adequado da doença aliado a uma alimentação saudável e balanceada e à prática de exercícios físicos, pode trazer mais qualidade de vida para o paciente com diabetes e até mesmo reverter os sintomas da doença e consequentemente evitar todas terríveis as complicações da diabetes.

Mas, infelizmente devido a falta de conhecimento ou orientação errada repassada aos portadores do diabetes a doença virou uma epidemia e os pacientes estão cada vez mais dependentes dos medicamentos. Se você é portador do diabetes e quer melhorar a sua qualidade de vida e manter sua diabetes controlada, Clique no Botão Abaixo:

causas-da-diabetes

Recomendados Para Você: