Super Alimentos Para Diabéticos, de acordo com a Ciência

É fato que alimentação e diabetes estão interligadas, pois uma má alimentação pode causar o descontrole da doença e as terríveis complicações da diabetes podem aparecer. Assim como o consumo de alimentos para diabéticos considerados eficazes no controle glicêmico podem manter sua diabetes controlada.

alimentos-para-diabeticos

Quem tem diabetes sabe que existe uma lista enorme de alimentos para diabéticos que são proibidos, às vezes por um longo período se o paciente não é capaz de manter a diabetes controlada. Algumas pessoas encaram o diagnostico como uma sentença de morte, porém não é para tanto. Apesar de ser uma doença que não tem cura (e grave), é totalmente possível ter uma ótima qualidade de vida com uma alimentação para diabéticos balanceada e saudável.

Apesar de uma lista grande de alimentos que devem ser evitados, existem muitos outros que podem ser consumidos e até mesmo seu consumo pode ser usado para combater os sintomas da doença. E tem mais, a questão na alimentação para diabéticos não é a privação total, e sim um aumento na qualidade de vida para os portadores dessa doença. Se o consumo por feito de forma consciente e em baixa quantidade, não haverá qualquer problema.

Alimentos para Diabéticos

Uma boa dieta para diabéticos deve conter alimentos com baixo índice glicêmico e fornecer nutrientes essenciais que geralmente estão faltando na maioria das dietas típicas, e esses alimentos para quem tem diabetes são:

  • cálcio;
  • potássio;
  • fibra solúveis;
  • magnésio;
  • vitaminas A (carotenóides), C, e E.

Dentre esses nutrientes, cabe destacar a importância das fibras solúveis para o diabético, pois ajudam a reduzir a absorção de glicose, diminuir a concentração de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina, controlar o colesterol e ainda prolongar a sensação de saciedade.

Desse modo, quando o alimento é rico em fibras mesmo que após o consumo ele se transforme em açúcar no sangue, a absorção pelo organismo é reduzida pela presença das fibras solúveis como é o caso, por exemplo, da batata doce, do feijão e das frutas para diabéticos.

Confira algumas dicas de alimentação saudável para diabéticos com o médico especialista em diabetes, Dr. Rocha, na série de vídeos abaixo:

Vídeo 1 – Café da Manhã para Diabéticos (alimentação correta para diabéticos tipo 2 ou tipo 1):

Vídeo 2 – Alimentos Saudáveis (alimentos bons para quem tem diabetes de qualquer tipo, seja você pré-diabético ou ainda esteja no grupo dos diabéticos e hipertensos):

Vídeo 3 – Alimentos Ruins (alimentos proibidos para quem tem diabetes, inclusive diabetes gestacional):

Veja a lista de super alimentos para diabéticos, divulgada pela Associação Americana de Diabetes:

  • Batata Doce: possui baixo índico glicêmico, contém vitamina A e fibras solúveis;
  • Canela: Estudos comprovam que a canela combate o diabetes, e o consumo diário de 1 colher de chá pode reduzir a taxa de glicose no sangue em até 26%;
  • Feijão: é rico em fibras e proteínas;
  • Frutas Cítricas (abacaxi, acerola, laranja, limão, tangerina, kiwi, lima, morango e uva são alguns exemplos): contém vitamina C e fibras; *Observação pessoas com inflamação no esôfago ou azia devem evitar esse tipo de fruta;
  • Gorduras Saudáveis (amêndoas, amendoim, nozes, sementes de linhaça, castanhas, óleo de coco, abacate e azeite são alguns exemplos): são fontes de ômega 3; *São alimentos calóricos, porém pequenas quantidades já são suficientes para absorver os nutrientes necessários;
  • Leite (desnatado) e laticínios sem gordura (magros):  são fonte de cálcio e vitamina D; *O queijo quanto mais branco menos gordura tem, já o queijo amarelado, como por exemplo o queijo cheddar, quanto mais amarelo mais gordura ele possui;
  • Peixes (tilápia, atum, salmão são algumas opções): são fontes de ômega 3 e ácidos graxos; *Evite consumir frito ou empanado, dê preferência para o grelhado;
  • Tomate: é rico em vitamina C e E, licopeno, ferro e ainda é um forte antioxidante;
  • Grãos Integrais (aveia): são ricos em potássio e fibras;
  • Vegetais de folha Verde Escura (rúcula, espinafre, couve): são fontes de vitamina A;

***** Veja Também: Batata Yacon Para Diabetes é um Bom Remédio Natural

27 mil pessoas

Recomendados Para Você:

Super Alimentos Para Diabéticos, de acordo com a Ciência
4.9 (97.92%) 240 votes