Ansiedade – Causas, Tipos, Sintomas, Tratamentos e Remédios

Hoje em dia milhares das pessoas sofrem de ansiedade e não procuram para tratar essa condição pelo fato que sempre acham que isso é algo passageiro, onde ocorre em um momento de muito stress e que logo isso passa.

A maioria das pessoas que tem ansiedade não sabem que se esse problema não for tratado pode ser muito prejudicial para a saúde e com o tratamento adequado é possível controlar e diminuir as crises de ansiedade que na maioria das vezes começa de uma maneira bem sutil, mas pela falta de tratamento ela pode se transformar em uma doença, ou seja um tipo de distúrbio psicológico.

crises de ansiedade

O que é Ansiedade?

A ansiedade é, basicamente, um mecanismo de defesa. É um sistema de alerta perante situações futuras que nos causam tensão, preocupação ou medo. É um mecanismo universal, presente em todas as pessoas, é normal, melhora o desempenho e a capacidade de antecipação e resposta. A função da ansiedade é mobilizar o organismo, mantê-lo alerta e pronto para intervir contra os riscos e ameaças.

A ansiedade, como um mecanismo defensivo, é importante e não representa nenhum problema de saúde. No entanto, em alguns casos, esse mecanismo funciona de forma excessiva, ou seja, causa transtornos físicos e psicológicos e pode se transformar em um distúrbio grave.

Crise de Ansiedade

Geralmente, as pessoas que sofrem de ansiedade excessiva nem sabem ao certo identificar os sintomas, ou definir que estão passando por uma crise, e isso acaba fazendo com que não procurem ajuda de um profissional logo no início do problema.

Todos nós somos por natureza um pouco ansiosos, isso é algo normal do ser humano, porém em alguns casos ela pode ser um tipo de emoção excessiva o que pode transformar uma simples ansiedade em um distúrbio grave, e isso acaba dificultando a realização de tarefas diárias causa um grande transtorno na vida pessoal e profissional das pessoas que sofrem dessa condição.

Tipos

É importante saber que existem diferentes tipos de ansiedades que podem ocorrer de maneira diferenciada de uma pessoa para outra, alguns tipos são bem comuns e mais fáceis de serem identificadas, alguns dos tipos mais comuns são:

Síndrome do pânico

A Síndrome do Pânico é considerada pela psiquiatria como uma doença que se caracteriza por crises de medo e desespero sem nenhum motivo específico ou aparente, que ocorrem de forma inesperada. O distúrbio compromete a qualidade de vida, e o medo de uma nova crise afeta a pessoa e prejudica sua rotina.

Transtorno de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) caracteriza-se pela preocupação excessiva sobre qualquer evento do dia a dia ou com o futuro, sem nenhum motivo aparente para esta preocupação. As pessoas que sofrem deste transtorno sempre esperam que as coisas saiam mal e não podem deixar de se preocupar com a sua saúde, o dinheiro, a família, o trabalho ou a escola.

Fobia social

A fobia social é um medo excessivo e irracional para situações de interação social. Por exemplo, a pessoa que sofre de fobia social sente medo de ser julgado por outras pessoas, ser o centro das atenções, pela ideia de ser criticado por outros indivíduos e, até mesmo, ao falar por telefone com outras pessoas.

Os fóbicos sociais estão conscientes de que não devem sentir-se tão mal com as situações desencadeantes, mas são incapazes de controlar o seu medo e a sua tensão. Além disso, tendem a evitar as situações que provocam os sintomas do transtorno, pois não são capazes de lidar com o problema.

Sintomas

A ansiedade é um tipo de emoção do ser humano, mas quando ocorre de forma extrema pode ser muito prejudicial à saúde e é possível identificar os sintomas no início de uma crise para assim poder procurar uma ajuda profissional adequada.

como controlar a ansiedade naturalmente

 Conseguir identificar sintomas de uma crise e de seus transtornos pode ser muito útil para tomar cuidados adequados, os sintomas da ansiedade podem ser físicos e também psicológicos, alguns dos sintomas são:

Sintomas Psicológicos:

  • Problemas para conseguir concentrar;
  • Tensão e nervosismo em excesso;
  • Medo constante;
  • Pensamentos Negativos;
  • Baixa Autoestima;
  • Irritabilidade.

Sintomas Físicos:

  • Insônia;
  • Respiração ofegante ou falta de ar;
  • Boca seca;
  • Náusea e tensão muscular;
  • Disfunção Erétil;
  • Diarreia.

Causas

A ansiedade atinge milhares de pessoas, mas é perceptível que algumas pessoas estão mais propensas a ter a ansiedade descontrolada do que outras e existem causas mais comuns para esse desenvolvimento, entender essas causas podem ajudar a identificar os primeiros sinais.

Existem fatores que estão envolvidos no desenvolvimento deste distúrbio psicológico, conhecer esses fatores ou causas é importante para a prevenção e o tratamento especifico no início, algumas dessas causas são:

  • Genética e histórico familiar pode contribuir para o desenvolvimento da patologia;
  • Momentos estressantes e traumáticos que as pessoas passam;
  • Pessoas com problemas cardiovasculares;
  • Doenças hormonais;
  • Estresse que seja relacionado a problemas de doenças físicas;
  • Excesso de substancias como álcool, cigarro e drogas ilícitas;
  • A forma como a pessoa estrutura seus pensamentos e encara as situações em seu dia a dia;

Tratamento

A ansiedade é algo tratável e isso é possível através de um diagnostico médico, no qual é identificado o tipo de ansiedade que o paciente sofre. O tratamento convencional, geralmente, é baseado na administração de medicamentos necessários para o tipo do distúrbio que o paciente está desenvolvendo, ter alguns cuidados e hábitos saudáveis pode ajudar a diminuir as crises e o agravamento de seus distúrbios.

Tratamento Natural

Uma nova alternativa de tratamento para ansiedade com calmantes naturais, como, por exemplo, o Vital Caps ansiolítico natural à base de plantas e ervas medicinais tem surdido excelentes resultados nos casos leves e moderados. O tratamento natural é sempre o mais indicado porque é livre de contraindicações e efeitos colaterais, e por isso deve ser considerado com primeira opção de tratamento.

remédio calmante natural forte

 

Ansiedade e diabetes

As pessoas com diabetes estão expostas, em geral, a um maior número de situações estressantes na vida cotidiana.  E como sabemos a diabetes é uma condição que atinge milhares de pessoas no mundo todo e a ansiedade hoje em dia também é um tipo de problema que cresce cada vez mais entre as pessoas, e quando esses dois distúrbios ocorrem em conjunto podem ser muito prejudiciais à saúde.

Se a diabetes não está controlada e a ansiedade tem crises extremas e sem nenhum tipo de tratamento especifico, é preciso ter cuidados com a saúde e tratar a diabetes e a ansiedade para que não se agravem os sintomas e evite o desenvolvimento de outras doenças.

Fator-D

Recomendados Para Você: